terça-feira, 3 de maio de 2011

O que é a mediunidade e quais seus tipos.



MEDIUNIDADE – CONCEITO

É a faculdade que quase a totalidade das pessoas possuem, umas mais outras
menos, de sentirem a influência ou ensejarem a comunicação dos Espíritos, Allan Kardec em seus livros afirma serem raros os que não possuem rudimentos de mediunidade.
Em alguns, essa faculdade é ostensiva e necessita ser disciplinada, educada; em outros, permanece latente, podendo manifestar-se episódica e eventualmente.

Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Pode, pois, dizer- se que todos são, mais ou menos, médiuns.

Muitas vezes só se qualificam de médiuns aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade.

Os tipos de mediunidades são inúmeros, como bem esclarece Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns".

É compreensível esta diversidade de mediunidades, devido à ela depender do
psiquismo e cada qual estar individualizado, por subordinar-se às experiências pelas quais passou o Espírito.

Cada tipo de mediunidade se manifesta em vários graus de possibilidades, umas apresentando amplas possibilidades e outras, poucas.

OS TIPOS MAIS COMUNS DE MEDIUNIDADE :

VIDÊNCIA
INTUIÇÃO
AUDIÊNCIA
SONAMBÚLICA
TRANSPORTE
PSICOFONIA
PSICOGRAFIA
PSICOPICTOGRAFIA
PSICOMETRIA
EFEITOS FISICOS
CURA

1 - Vidência: é o tipo de mediunidade que permite ver as entidades, as irradiações.
2 - Clarividência: é o tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro. Os clarividentes podem ver os corpos astral e mental de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos espirituais. É um tipo raro de mediunidade.

3 - Intuição: Médiuns Intuitivos: captam o pensamento dos Espíritos;

4 - Audição: o médium ouve uma voz clara e nítida nos seus ouvidos e dessa forma recebe as mensagens. Na audição, devemos ter o mesmo cuidado que temos na intuição, no que diz respeito à identificação de quem está dando a mensagem.

5 - Transporte: é a capacidade de visitar espiritualmente outros lugares, enquanto o corpo físico permanece repousando tranqüilamente; o espírito se desliga do corpo e vai para o espaço.
6 - Psicografia: É a capacidade de receber comunicações pela escrita.
7 – Psicopictografia: Quando, ao invés de escrever, o espírito utiliza a mão do médium para pintar.

8 – Psicofonia: Médiuns Falantes ou Psicofônicos: permitem a comunicação dos Espíritos através da fala; casos raros podem apresentar a xenoglossia, o médium não conhece a lingua falada.

9 – Efeitos Físicos: Médiuns de Efeitos Físicos: são particularmente aptos a produzir fenômenos materiais, como os movimentos de corpos inertes ou ruídos, materialização de Espíritos, etc. Foram muito comuns no passado e tinham a finalidade de chamar a atenção para os fenômenos espíritas, mas hoje, são cada vez menos freqüentes;
10 – Cura: Médiuns de Cura: são capazes de aliviar ou curar doenças pela prece ou pela imposição das mãos;

11 – Psicometria: Médiuns Psicômetras: são aptos a detectar a vibração existentes em objetos e locais.

Texto retirado da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário