sexta-feira, 10 de junho de 2011

E os Baianos da Umbanda... Quem são?




Alegres, descontraídos, barulhentos, exibidos... Estes são os queridos espíritos que se apresentam na Umbanda como Baianos e Baianas.
Os Baianos compõem uma das Sete Linhas de Umbanda. Trabalham atendendo aos fiéis, ajudando em resolução de problemas tanto de ordem material quanto espiritual, cantam, dançam, brincam... Eles ficam tão vontade, que a sua Gira pode ser considerada uma grande reunião de amigos.
Segundo a Baiana Maria Bonita, existem muitos Trabalhadores desta Linha que nunca nem passaram pela Bahia. São espíritos que se integram a Corrente de Umbanda e trabalham de acordo com aquilo que sabem fazer. É uma Linha de Trabalhadores mistos; Mistos porque o espírito já está preparado para o trabalho dentro da Umbanda e ele vai usar o conhecimento que traz para auxiliar quem precisa.
Então, por que a denominação “Baianos?”
Primeiro porque a Bahia é a Terra de todos os Santos... A História do Brasil começa na Bahia.
Quando o Culto aos Orixás chegou ao Brasil trazido pelos negros, foi na Bahia que os Orixás tiveram os seus primeiros assentamentos, as suas oferendas, o seu ritual.
A Bahia é Terra Mãe. Então os Baianos na Umbanda representam isso: são os guerreiros que enfrentam qualquer tipo de obstáculo para vencerem, assim como eles foram os grandes desbravadores que viveram e construíram a Bahia há séculos atrás.
Temos o direito de procurarmos uma linguagem mais acessível, mais direta quando falamos de Umbanda, e quem melhor do que os Baianos, para fazerem isso?
Baiano de Umbanda não manda recado, não tem “papa” na língua, está sempre pronto para uma boa briga.


Texto retirado da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário