quarta-feira, 9 de março de 2011

Comentários sobre Exú

Boa Noite a Todos, recebi por e-mail e compartilho com vocês.




Exu nasce dentro do panteão africano, como Orixá. Ele é o mensageiro dos Orixás
além de ser a divindade da vitalidade dentro do culto de nação. Seu símbolo é o
falo ereto. Seu nome quer dizer "esfera" em yorubá.

Podemos encontrar a mesma força de Exu em outras culturas religiosas e em outras
divindades de povos e culturas diferentes, como o Dionísio e o Hermes dos
gregos, Seth dos egípcios, Lock dos nórdicos, etc. Todos são divindades da
vitalidade e tem em um aspecto extremamente dual.

Na Umbanda não trabalhamos diretamente com o Orixá Exu. Trabalhamos com
espíritos humanos que trazem e manipulam essa força do Orixá Exu, junto com a
força dos outros Orixás. Intarpretando seus nomes simbólicos chegamos a força de
qual Orixá, exu manipula e responde, assim como qual seu campo de atuação. No
culto de nação não existe Tranca - Ruas, Caveira, Encruzilhada, etc.

No culto de nação não incorpora - se Exu linha de trabalho (apenas o Orixá).

Importante entender que Exu trabalha com as energias mais densas dentro da
Umbanda, sendo especialistas em descarrego, desobsessões, curas, corte de magias
negras e demandas. Exu é guardião e "polícia no astral". Por isso Exu é firmado
primeiro, para que ele tenha condições de amparar e proteger o trabalho. (isso
na Umbanda, no Candomblé outra coisa...)

Exu é espírito que trabalha dentro da Lei, e dentro de um centro de Umbanda
nunca presta - se a trabalhos de magia negativa. Utiliza - se cigarros e
charutos para realizar limpezas energéticas nas pessoas que se consultam com
ele. Utiliza - se a pinga, como elemento magístico e algumas vezes para
trabalhar o médium em sua incorporação. Também utiliza ervas, pedras, punhais,
etc como elementos de trabalho.

Não utiliza - se o sacrifício animal dentro da Umbanda. Isso é fundamento do
culto de nação. Tem muitas casas que tem uma influência quase que total do
candomblé, e utiliza - se do sacrifício. Mas não é fundamento de Umbanda. E isso
não tem nada a ver com kardecismo, ou Umbanda "branca" (argh!)

Exu não é essa manifestação ridícula que muitas vezes vemos, de um espírito que
baba, rosna pega galinha pela boca, toma sangue e apenas sabe falar palavrão.
Não mesmo! E isso nada tem a ver com kardecismo, mas sim com fundamento de
Umbanda. Isso não é Umbanda!

Exu na Umbanda é uma entidade como todas as outras. Exu não é demônio e nem
espírito atrasado. São pelo contrário espíritos muito honrados que trabalham
diretamente nos planos extrafísicos mais densos da criação.

Apenas na Umbanda seu símbolo é o tridente. E isso nada tem a ver com o demônio.
O tridente é um símbolo sagrado em todas as culturas religiosas do passado (veja
o Shiva dos hindus, ou Poseidon dos Gregos). Por isso a Igreja Católica o
colocou como símbolo do demônio. Não tem nada a ver. Tridente representa a força
guardiã de Exu, e demonstra a força tripolar de Exu, vitalizadora,
desvitalizadora e neutralizadora. O tridente é um símbolo poderosíssimo dentro
da magia de Umbanda. Também é uma arma astral que muitos Exus portam.

Exu é força vitalizadora na criação de Deus, dando força e vigor a tudo (Orixá
Exu).

Exu é polícia astral, grandes amigos e honrados trabalhadores de Umbanda ( Linha
de Trabalho Exu)

Médium umbandista estude, leia, reflita e converse com seus Exus. São espíritos
que tem muito a nos ensinar.

Laroiê Exu! (olhe por mim Exu)

Exu Mojubá! (Exu é forte e eu me curvo a sua força)

Fernando Sepe

Um comentário:

  1. Iara a cada dia que passa fico mais apaixonada pelas suas explicações ... Parabéns amei esse post sobre os GUARDIÃES . Axé

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